Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Como_os_Matemáticos_Complicam_III

Sem querer alongar o pensamento do Carlos Shine
mas ja alongando,vou dar apenas mais umas
contribuiçoes:
*Quanto ao fato de errar,Legendre tentou diversas
vezes demonstrar o Axioma das
Paralelas,percebendo varios erros e muitas
imprecisoes em seus raciocinios,corrigindo alguns
deles,e so hoje em dia se sabe que este axioma e
indecidivel.Como?Simples:geometrias
nao-euclidianas e geometria projetiva.E alias
usa-se geometria riemanniana para  modelos do
espaço-tempo.

Sobre a Astronomia,o Shine deve ter se esquecido
de um detalhe:"voce sabia que" a produçao de
sapatos e algumas tecnologias de produçao deram
um verdadeiro salto cientifico desde que o homem
foi a lua?E ja imaginaste o que tiveram que
prever e deduzir atraves da fisica para fabricar
um foguete que chegasse a lua????E as sondas
nao-tripuladas??"Um pequeno passo para o homem
mas um salto gigantesco para a humanidade".
Outra:voce sabia que o Newton enunciou as leis de
Newton sem usar vetores?Isto por que ele nao
ouviu falar de nada parecido...
Ah,o Atle Selberg e o Paul Erdös fizeram uma demo
elementar do teorema do numero primo(aquele que
diz que o enesimo primo se aproxima de n*ln n).E
esta demo rendeu a Selberg uma Fields Medal e
revolucionou a matematica e a teoria dos numeros.
Detalhe:o teorema ja estava demonstrado ha um bom
tempo,e eles ficaram gastando seus preciosos
neuronios para descobrir o que (quase) todos ja
sabiam!!!!!!
Mais:o algoritmo de Kayal-Saxena mostra que
podemos achar primos em tempo polinomial,e de uma
maneira um pouco simples para quem sabe o basico
de teoria dos numeros.E voce se pergunta qual a
utilidade disto?????Nao sou eu nem voce mas as
geraçoes futuras,qure irao nos agradecer por ter
existido,apesar de tudo.
Alias eu,ha algum mtempo,comprei uma camiseta da
OPM,so "pra mostrar e exibir pros seus amigos o
quanto voce gosta de matematica",como diria o
Eddie.
Eu encerro por aqui,agradecendo ao Carlos Yuzo
Shine por esta mensagem.

Ate mais!!!!Ass:eu e o Johann

 --- Carlos Yuzo Shine <cyshine@yahoo.com>