Re: [obm-l] Conjuntos - Justificativa

Ola Carissimo Jose Francisco
e demais colegas desta lista ... OBM-L,

Isso e realmente uma questao de definicao ... Intuitivamente sentimos que se
um conjunto e limitado superiormente, entao, evidentemente, ele tem que ter
um maximo. Isso e intuitivamente claro. Ocorre que na definicao de maximo,
EXIGE-SE que este maximo PERTENCA ao conjunto. Assim, um conjunto pode ser
limitado superiormente e nao ter maximo, EM VIRTUDE DA DEFINICAO QUE
COMUMENTE SE ADOTA.

Exemplo :

Seja Xn =  2^(-1)  +  2^(-2)  +  ...  +  2^(-n) , n =1, 2, ... . Se
definirmos A={Xn, n=1,2,...}  Esse conjunto A, infinito enumeravel, e
limitado superiormente, mas, claramente, nao tem maximo, pois pode ser visto
como o conjunto dos termos de uma sequencia monotona crescente.

Assim, fala-se em MAXIMO  como algo distinto de LIMITE SUPERIOR, ambos
distinto de SUPREMO ( E INFIMO ). De posse destres tres conceitos ( e de
outros tambem ) prova-se diversos fatos evidentes, tais como "Se um conjunto
( de numeros reais ) e finito entao ele tem MAXIMO e MAX=SUP."

Um fato notavel e que a intuicao nos guia corretamente ate um certo ponto,
alem do qual e necessario definir com rigor os conceitos, so pena de nos
tornarmos demasiadamente vagos. Uma boa construcao conceitual ira confirmar
e tornar prreciso muitos dos sentimentos que previamente temos diante dos
fenomenos matematicos.

A percepcao do CONCEITO ADEGUADO, salvo melhor juizo, "parece ser" uma
qualidade de todo Grande Matematico e Cientista... Se olharmos as grandes
conquistas humanas no campo cientifico, em ultima analise o que e feito e
uma modificacao nos conceitos vigentes, de forma que as conquistas ja feitas
sao preservadas e novas possibilidades se tornam factiveis. Einstein se
pronunciou muitas vezes sobre esse tema :

1) Nao existe nenhum caminho logico que leva a compreensao das leis
elementares, o unico caminho e o da intuicao

2) Propor um problema e muito mais importante que resolve-lo. Resolver um
problema e uma questao de tecnica e de habilidade, propor um problema e uma
questao de intuicao.

As palavras talvez nao tenham sido estas, mas o sentido foi.

O Willes ( o nome e mesmo esse ?), aquele Matematico de Princeton que provou
a conjectura do Shimura ( a toda equacao eliptica esta associada uma forma
modular ) e, de tabela, provou o ultimo teorema de Fermat, fala sobre isso.
Ele explicitamente diz que diante de um problema deste porte, as referencias
a conhecimentos adquiridos ajudam muito pouco, tudo sucedendo como se voce
estivesse num imenso quarto escuro e tivesse que encontrar a porta de saida.
Voce nao sabe  : O que vai usar pra resolver, onde procurar o que usar e se
pode ter esperanca de descobrir qualquer destas coisas !

Diante de um misterio assim, parece que so o sentimento vago, a intuicao,
pode delinear alguma forma de tratar a questao.

Esse ato de estar DIANTE DO MISTERIO, que sabemos que realmente existe e que
desafia a nossa percepcao, e emocionante e estimulante, e parece ser fonte
nao so das mais belas aventuras cientificas como tambem da experiencia
mistica em face de Deus e de sua presenca. O cara que realmente acredita na
existencia de Deus deve sentir algo diferente em face da vida, pois nao pode
se achar so e completo, em nenhum momento ...

Po, eu deixei a imaginacao me levar e terminei saindo do foco da questao.
Mas acho que nao escrevi tantas besteiras.

Um Abracao pra voce
Paulo Santa Rita
2,1045,140703

http://messenger.msn.com.br