Por que tanta agressividade com quem questiona?
Tudo bem que seus argumentos podem n�o ser l� muito firmes, mas � no que ele
acredita e temos o dever de respeit�-lo, sermos educados e de n�o humilhar
ningu�m. Esse neg�cio de tem que ser assim e pronto n�o � legal.
Para acabar com a baixaria, eis um problema de
geometria para alegrar essas jovens mentes brilhantes:
Problema 1
Considere um tri�ngulo ABC, ret�ngulo em
A. Constr�em-se, externamente ao tri�ngulo,
os tri�ngulos equil�teros PAC e QBC. Se M � o ponto m�dio do lado AB, QM=11 e
PM=7, determine as medidas dos lados do tri�ngulo ABC.
Problema 2
Num terreno plano, um observador posiciona-se num
ponto Q e avista um bal�o sob o �ngulo de 45 graus, com o plano da horizontal. O
mesmo acontece quando ele se posiciona num ponto P. E quando ele se posiciona
num ponto O, ele o avista sob um �ngulo de 60 graus com a horizontal.
Supondo o bal�o im�vel e que o tri�ngulo OPQ � ret�ngulo em O e que OQ = 4 e
OP=3, determine a altura do bal�o.
Inclusive o Jo�o Paulo, se quiser, pode tentar
resolver esses problemas. Como ele n�o gosta muito de fazer contas, pode usar
r�gua, transferidor ou qualquer outro instrumento, mas que ele saiba desde j�
que seja l� como for, se ele parar para pensar nesses problemas, j� estar�
fazendo matem�tica, mesmo sem fazer contas.
Desculpem-me se esses problemas j� apareceram na
lista. S� tenho tempo de acompanhar nas f�rias.
[]s, Josimar
----- Original Message -----
Sent: Sunday, July 13, 2003 11:24
AM
Subject: [obm-l] Re: [obm-l]
Re:_[obm-l]_Como_os_Matem�ticos_Complicam_II
Ol� Jo�o! Li seu desbafo e fiquei triste porque
sei que essa � a ang�stia de v�rios alunos que foram massacrados com algumas
besteiras na escola e, ainda para completar, o que era belo e importante,
deixou-se passar despercebido, principalmente porque, em muitos casos, o
pr�prio professor n�o o via assim. Voc� e milh�es de jovens s�o o produto da
m� forma��o desses professores e tamb�m do sistema de ensino das escolas, que
enfiam uma enorme lista de conte�dos goela a dentro do professor que, por sua
vez, faz o mesmo com os alunos. Aos 15 anos me apaixonei por matem�tica. Vi
nela a beleza que foi vista por Arquimedes, Pascal, Descartes, Newton,
Russell, Einstein, Arist�teles e quase todos os outros nossos grandes
fil�sofos e pensadores. Mas via tamb�m que meus colegas de turma n�o pensavam
assim e eu tentava mostrar a eles a liga��o de tudo aquilo com o nosso mundo
real, como por exemplo, a beleza dos padr�es matem�ticos contidos numa colm�ia
de abelhas. Mas n�o tinha sucesso, visto que, dos poucos colegas que
entendiam, alguns n�o achavam interessante e diziam um pungente "e da�?". Como
professor de matem�tica, sempre me esforcei em n�o reproduzir alunos como
voc�, mas tamb�m fui v�tima da correria de "dar a mat�ria" e n�o pude evitar
completamente este mal.
Por�m, influenciei mais de uma dezena de alunos a
fazerem matem�tica, mostrando que ela (pelo menos para mim) estava mais para a
arte do que para edifica��es, circuitos, CDs etc. Tente se destituir de toda
essa ang�stia e comece a olhar a matem�tica com outros olhos. Um
�timo livro (bem light) � "O �ltimo teorema de FERMAT" de Simon Sigh, da
editora Record. N�o tem conta chata para fazer, � s� texto (embora acho que
contas chatas devam existir pois n�o d� pra ficar s� no papo). Se quiser,
posso indicar muitos outros.
A respeito da sua pergunta sobre a utilidade de
ra�zes com �ndices superiores a 2 (foi isso mesmo?), tente resolver o seguinte
problema.
Se um capital est� aplicado (juros
compostos) a uma taxa de 12% ao ano, determine a taxa mensal de juros.
[]s, Josimar
----- Original Message -----
Sent: Saturday, July 12, 2003 5:24
PM
Subject: Re: [obm-l]
Re:_[obm-l]_Como_os_Matem�ticos_Complicam_II
Brilhante Shine!!! Brilhante mesmo!!! Vou imprimir seu
texto...digno de um grande professor!!!
Parab�ns! Crom
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