[obm-l] Re: [obm-l] Combinatoria

 Oi Marcio,
  Se eu não me engano, esse problema tem no Problem Solving:
 Seja x_i= número de partidas jogadas até o dia i, inclusive.
  Como o enxadrista joga no minimo 1 partida por dia e no máximo 11x12=
132 no total, temos
  1<= a_1< a_2<...< a_77<= 132. Some 20 na desigualdade:
 21<= a_1 + 20<...< a_77 + 20 <= 152.
 Então, os números a_1, a_2,..., a_77,  a_1 + 20,...,a_77 + 20 estão entre
1 e 152. Como temos 154 números, pelo princípio da casa dos pombos existem
dois deles iguais. Assim, existem dois indices i e j, i!=j, tais que
              a_i= a_j + 20.
  Ora, isso é equivalente ao enxadrista ter jogado exatamente vinte partidas
entre os dias i+1 e j.

 Ateh mais,
 Yuri