[obm-l] Re: [obm-l] Como os Matemáticos Complicam II

----- Original Message -----
Sent: Friday, July 11, 2003 4:19 AM
Subject: Re: [obm-l] Como os Matemáticos Complicam II

Meu caro João Paulo,

Pelo que entendi você não quer exatamente a resolução de um problema quando o coloca aqui - vc quer sim saber de onde diabos aquilo surgiu e por que razão vc deveria resolvê-lo.

E também como resolver.

>Matemática,pra mim não tem a ver com o lado emocional.Só não consigo
entender bem uma coisa que não estou vendo um motivo lógico pra
existir(Caso de raiz,x e y etc)

Vc vê motivo lógico para os poemas de Vinícius de Moraes existirem? (...)

Claro,poema é um dom artístico que leva cultura e lazer a milhões de pessoas.E isso:
x     x    x
x    x²   x²=0
x    x²   x³
não é útil,não é divertido,nem leva a nada.
Tive que 'queimar' minha cabeça no vestibular pra tentar resolver uma coisa horrorosa dessa.

Ah sim, só para deixar um teaser: E qual o motivo lógico para existir Astronomia? De que me serve saber que a nebulosa de sei-lá-o-que é composta disso e daquilo outro? E para que Música? Qual a utilidade de se tocar um instrumento ou ficar criando novos instrumentos?
Astronomia:Sem o estudo,seria impossível imaginar descobrir novos planetas.
Música:É arte,entrete,diverte,cura pequenos problemas de saúde.

>É muito mais fácil eu entender um texto todo em japonês.Pelo menos
posso ir atrás de um dicionário e traduzir.
>Já com matemática,não tem aonde ir.

Tem sim. Livros de matemática, professores, colegas que saibam um pouco mais que você e fóruns como esse. Contudo, é sempre mais fácil se você usar abordagens mais sutis. Assim como você não pede uma informação na rua dizendo mil palavrões e gritando a altos brados que aquele bairro não deveria existir, tb com matemáticos é mais apropriado um tanto de gentileza. Afinal, somos todos humanos.
E quem disse que me ajudam?Aqui mesmo fui mal recepcionado.As explicações muitas vezes ficam mais difíceis do que a própria questão.
Ninguém quer me dizer a utilidade dos problemas propostos e acham que estou agredindo.Não é.Estou dizendo a verdade.
Boa parte do que é ensinado,é fantasia.

Eu mesmo já tive vários alunos que me disseram que não gostavam de matemática. Nunca tive problemas com isso. É como dizer ao fã de uma banda que vc odeia aquele grupo. Se os dois conseguirem se expressar claramente e fundamentar seus pontos de vista, vcs certamente não vão brigar. Podem não mudar de opinião, mas vcs vão entender pq o outro gosta/não gosta tanto assim da banda.

Uma coisa é dizer que não gosta e outra é dizer que não gosta dando razões e sustentando a idéia.Este é meu caso.

(...)Bem, afora os motivos mais óbvios e terrenos - passar na escola, no vest, etc - existem alguns outros:

1) Desenvolver e treinar o raciocínio lógico
(...)
E onde fica o papel dos puzzles e jogos de palavras?

2) Resolver problemas práticos

Se vc vai preparar um receita e na hora vê que só tem metade de determinado ingrediente, vc precisa saber que só poderá usar a metade de todos os outros ingredientes para manter a proporcionalidade.

Já se vc pega um receita que dá para 8 pessoas e quer preparar para 20, vc precisa ter noção de que usará duas vezes e meia todos os ingredientes.
No dia-a-dia vc vê alguém fazer esses cálculos mesmo?Sério?Só pra preparar uma comida?!?

(...)
3) Resolver problemas no trabalho

Em algum outro e-mail seu vc questionava pq um engenheiro precisaria de trigonometria. (...)

Em outro e-mail questionei o motivo de uma pessoa que não vai ser engenheiro ser obrigado a aprender algumas coisas matemáticas,como trigonometria.

(...)
Para mostrar os ramos básicos do conhecimento é que se ensina matemática, física, história, etc na escola. Para que o aluno possa ter uma idéia geral de tudo, saber de onde vem a humanidade como ele a conhece hoje e para que ele possa experimentar um pouco de tudo e possa escolher melhor que profissão vai seguir.
Tem certeza que algum ser vai usar algo do tipo
x     x    x
x    x²   x²=0
x    x²   x³
?
Matemática,por ser uma matéria tão confusa e complexa,deveria ser melhor trabalhada em sala de aula.Os próprios professores não sabem ensinar.E não são determinados professores de matemática,são todos.Eles mesmos erram muitas vezes nos cálculos.Eu e milhões de alunos são provas disso.
Não estou nessa discussão à toa.Estou aqui como produto da má formação dos professores e como um indignado das besteiras que me ensinaram,que depois de mais de 11 anos fui entender que eu perdia meu tempo enquanto podia estar aprendendo algo mais construtivo.
Já aprendi que o quero é construir,ser solidário e não infernizar a mente dos alunos nem solucionar questões fantasiosas que não me levarão a nenhum lugar.

João Paulo

----
Email.it, the professional e-mail, gratis per te: clicca qui

Sponsor:
Usi ancora fax e carta? Allora sei preistorico! Oggi i fax li ricevi direttamente sul computer con il nuovo EmailFax IN
Clicca e scopri i vantaggi
Clicca qui