Re: [obm-l] Nenhuma ajuda mesmo

   Cara Alininha,
   Contei esse problema para o Artur Avila, que deu a seguinte solucao: ele
considerou exatamente os seus conjuntos C e D, e assim o teorema de Hahn-Banach
na forma da separacao (qual o enunciado que voce tem dessa forma do teorema de
Hahn-Banach ?) implica a existencia de um funcional linear continuo g(x,t)
definido em X x R tal que g(x,t)>0 para todo (x,t) em D e g(x,y)<=0 para todo
(x,t) em C. Por outro lado, g(x,t)=h(x)+bt, para algum b real nao nulo (se b
fosse 0 teriamos que g(a,t)=h(a) nao dependeria de t, mas se a esta'  em A e t
e'  muito grande entao (a,t) esta'  em D, e, se t e'  muito negativo, (a,t)
esta' em C, absurdo, pois C nao intersecta D, por hipotese). Assim, para todo a
em A, h(a)+b.f(a) <= 0, pois (a,f(a)) pertence a C, e para todo x em X e todo t
b deve ser maior que 0 (senao h(x)+bt ficaria negativo para t muito grande). Da
primeira desigualdade, segue entao que f(a)<=-h(a)/b, e da segunda (fazendo t
tender por cima a M||x||) segue que h(x)+b.M.||x|| >= 0, donde -h(x)/b<=M||x||,
e portanto, se definirmos x*(x)=-h(x)/b, temos que x* e'  um funcional linear em
X* com||x*||<=M tal que f(a)<=x*(a) para todo a em A, cqd.
    Abracos,
             Gugu