[obm-l] ajuda

Olá caros colegas estou enviando as dos meus ultimos e-mails que ficaram sem resposta. Sei que alguns são muito extensos e trabalhosos, então gosteria que  me dessem apenas uma dica para eu poder chegar a solução.

Dado um círculo de raio R e centro O, constrói-se 3 círculos iguais de raios r, tangentes dois a dois, nos pontos E, F, G e tangentes interiores ao círculo dado. Determine, em função de R, o raio destes círculos e a área da superfície EFG, compreendida entre os três círculos e limitada pelos arcos EG, GF e FE.

Considere dois quadrados congruentes de lado 4 cm.O vértice de um dos quadrados está no centro do outro quadrado, de modo que este quadrado possa girar em torno de seu centro. Qual é, em cm², a variação da área obtida pela intersecção das áreas dos quadrados durante a rotação? a-2 b-4 c-8 d-16 e-nda

Considere um circulo e PA e PB são retas tangentes ao mesmo. AB é a corda formada pelos pontos de tangencia. R é um ponto do arco AB (menor arco) tal que a sua distancia até os lados PA e PB valem respectivamente a e b. Calcule a distancia de R até AB. a)b²/a b)ab^1/2 c)b(b/a)^1/2 d)a²/b e)a(a/b)^1/2