No Subject

 Paulo, sua 1a. investigação é o que geralmente se pensa quando nos deparamos
com o problema e acho que este é um caminho complicado. A segunda, segue do
fato que a Tábua de um Grupo finito é um Quadrado latino (QL). Eu diria que em
vez de
"QL(N) = (N-1)!N! + F(N), onde F(N) e uma funcao que ainda nao conhecemos"
fosse
"QL(N) = (N-1)!N!.F(N), onde F(N) e uma funcao que ainda nao conhecemos" pois
considerando que, dois QL's estao relacionados quando diferem-se por
permutaçoes de filas, temos uma relaçao de equivalencia onde cada classe possui
exatamente n!(n-1)! e a funçao F(n) entraria com a contagem destas classes
dando um total de (N-1)!N!.F(N) QL's de ordem N. Note que permutando as filas
de um QL obtem-se novos QL's e com isto, fica fácil cheger ao cardinal n!(n-1)!
das classes.

Um abraço,

faccast