[obm-l] Re: [obm-l] Questão primária ?

Ola Carlos e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Fica dificil ajudar quando nao ha elementos suficientes para tanto, quando
se torna necessario advinhar do que se esta falando. Acredito que voce
esteja se referindo ao seguinte :

Coloca-se numa bolsa 16 bolas numeradas, identicas. Realiza-se
reiteradamente o seguinte experimento : uma bola e retirada ao acaso e
anota-se o numero correspondente. Apos repetir o eperimento um numero muito
grande de vezes, observei que a frequencia relativa de alguns numeros
afasta-se significativamente da probabilidade teorica postulada (1/16). Por
que isto ocorreu ?

Se for isso, entao e necessario transpor o limite da teoria de
probabilidades elementar e considerar outros aspectos desta teoria. Em
particular, a desigualdade de Chebychef. Esta desigualdade, fazendo muito
poucas hipoteses sobre a natureza da distruicao associada a variavel
aleatoria, permite medir o "grau de distanciamento" em relacao a
probabilidade teorica, que e o que me parece que voce esta observando em sua
experiencia ...

Desde ja te adianto que estes aspectos da teoria da probabilidades, nao
obstante nao aparecerem em livros elementares de nivel medio, nao exigem
conhecimento previo algum e sao, de fato, tambem elementares. A rigor,
exige-se apenas saber o que e variancia e experanca de uma variavel
aleatoria, coisas realmente triviais. Vale a pena estudar isso !

Um Abraco
Paulo Santa Rita
4,1105,020703