[obm-l] Re: [obm-l] Olá!

On Fri, Jun 27, 2003 at 01:51:47AM -0300, Thiago Cerqueira wrote:
> [...]
> tenho 17 anos, curso o 3º ano do 2º grau no colégio
> Visão, que fica na cidade de Feira de Santana-BA, que é
> onde eu moro. Entrei agora também no curso de Engenharia
> de Computação na Universidade Estadual de Feira de
> Santana(UEFS). Isso é uma longa história que, talvez, em
> uma outra oportunidade, espero lhe contar. Adoro
> matemática e estudá-la, embora não tenha muito
> conhecimento desta. Fiz a Olimpíada Brasileira de
> Matemática de 2003 e me saí muito mal. Dentres todas as
> questões só resolvi 11. Findando as apresentações, vamos

Obrigado pela gentil introdução...

>      *A divisão por zero não existe. Não tem lógica
> dividir algo em nenhuma parte. Mas, se eu dividir zero
> por zero e dizer que o quociente desta operação é um
> nº "x" qualquer e, para verificar este cálculo,
> multiplicar o quociente( X ) pelo divisor( 0 ), eu
> sempre acharei o dividendo( 0 ). Logo, eu posso afirmar
> que " 0:0 = T ", onde T é o conjunto que possui como
> elementos todos os números existentes?

Isto é questão de definição. O usual é não definir a/b
quando b=0, seja qual for o valor de a.

Há um motivo para não definirmos nada com valores múltiplos:
queremos que uma expressão como 2+2 seja um nome para *um* número,
não um nome para muitos números.

[]s, Nicolau