Re: [obm-l] duvidas _ Probabilidade ERRO

Eu me passei num detalhe da resolução da 2 questão. Na realidade, o número de bilhetes é 9*9*8*7=4536 bilhetes, já que o os algarismos contidos nos bilhetes devem ser distintos. Como o amigo tem 2 bilhetes em mãos, vem que 2/4536=1/2268.

Resposta= 1/2268 de ser sorteado

Denisson <drmatematica@yahoo.com.br> wrote:
1- Supondo que o espaço amostral é equiprovável. Ou seja, cada uma das 52
cartas tenha a mesma probabilidade de ser escolhida. Então a probabilidade
de cada evento (carta) ser escolhida é 1/52.

Seja o evento Y: A carta é uma dama.
a) Como o espaço amostral é equiprovável, temos que a probabilidade de que
ocorra uma dama é 4/52. Já que existem 4 damas num baralho.
Resposta: 4/52. Quase que esqueço, isso pode ser simplificado por 4, então é
1/13

b) Nesse caso, basta somar as probabilidades. Veja
Se a probabilidade de ocorrer dama é 1/13. Temos que a probabilidade de
ocorrer rei também é 1/13. De acordo com o explicado acima. Somando as duas
temos:
Resposta: 2/13

2- Primeiro calculemos o número total de bilhetes. Temos bilhetes com 4
algarismos, cada um deles pode ser considerada uma etapa independente e
sucessiva. Dessa forma, podemos usar o princípio multiplicativo (de análise
combinatória).
A1xA2xA3xA4:
&nb! sp; 9x10x10x10=9000 bilhetes possível de se formar. Note que o primeiro
algarismo pode ser todos de 1 a 9, mas não pode ser zero. Os outros três
podem ser qualquer um dos 10 algarismos.

Os amigos tem 2 bilhetes, num espaço amostral de 9000 eventos. Podemos
admitir que a ocorrencia de cada bilhete tem chances iguais. Desse modo a
probabilidade é 2/9000 ou 1/4500

Resposta=1/4500

Um abraço:

Denisson