[obm-l] Tópicos de segundo grau

Tenho problemas com analise combinatoria quando tem algum "filtro"...
por exemplo, qual uma linha de raciocinio "genérica", se é que existe algo genérico, pra resolver este tipo de
problema:

Em uma urna existem fichas numeradas de 1 a 10. De quantos modos se podem retirar 3 fichas de maneira que
a soma dessas fichas não seja menor que 9?

Neste caso o "filtro" é "a soma dessas fichas não seja menor que 9".

Podem me ajudar?
Fazendo as contas de modo "bruto" consigo resolver.
Mas quero saber se tem alguma linha de raciocínio para esse tipo de coisa.

----
Outra coisa...
Acho que preciso de algum livro sobre analise combinatória, PA, PG, Probabilidade,Estatística, Binômios e
Complexos...
São os assuntos que menos conheço.