Re: [obm-l] Re: [obm-l] [nivel-u] Pergunta sobre polinômios

Oi, Duda:

Estou me intrometendo, mas acho que esse eh um ponto importante. No teorema
de Bezout, o numero de pontos de intersecao soh eh m*n se levarmos em conta
multiplicidades, pontos de coordenadas complexas e pontos no infinito.

Por exemplo, considere os polinomios:
P(x,y) = x^2 - y     e    Q(x,y) = -x + y^2

P e Q sao primos entre si.

O conjunto dos pontos (x,y) tais que P(x,y) = 0 eh uma parabola em R^2. Idem
para Q(x,y) = 0.

O teorema de Bezout diz que existem 2*2 = 4 pontos de intersecao. Vamos
determina-los:
x^2 - y = 0
-x + y^2 = 0 ==>

y = x^2 ==>
-x + (x^2)^2 = 0 ==>
x^4 - x = 0 ==>

Raizes:
x = 0, x = 1, x = e^(i*2Pi/3) = w, x = w^2 ==>

Os y correspondentes sao:
y = 0, y = 1, y = w^2, y = w

Pontos de intersecao: (0,0), (1,1), (w,w^2), (w^2,w).

Logo, dos quatro pontos de intersecao previstos pelo teorema de Bezout, dois
tem coordenadas complexas.

*****

Outro exemplo:

P(x,y) = 3x - y - 2    e    Q(x,y) = x^3 - y

P(x,y) = 0 ==> y = 3x - 2
Q(x,y) = 0 ==> y = x^3

Novamente, P e Q sao primos entre si.

Pelo teorema de Bezout, devem haver 1*3 = 3 pontos de intersecao.
y = 3x - 2
y = x^3 ==>

x^3 - 3x + 2  = 0

Raizes: x = 1 e x = -2

Os y correspondentes sao:
y = 1  e  y = -8

Pontos de intersecao: (1,1) e (-2,-8)

Cade o terceiro ponto?

Bom, repare que x = 1 eh uma raiz dupla de x^3 - 3x + 2 = 0.
Logo, o ponto (1,1) deve ser contado duas vezes.
Geometricamente, o que ocorre eh que a reta y = 3x - 2 eh tangente a cubica
y = x^3 no ponto (1,1).

*****

Mais um exemplo:

P(x,y) = x + y   e   Q(x,y) = x + y - 1

P e Q sao primos entre si e o teorema de Bezout preve 1*1 = 1 intersecao.

P(x,y) = 0   e   Q(x,y) = 0 ==>

x + y = 0
x + y = 1 ==> sistema inconsistente

Nesse caso, qual eh o ponto de intersecao?

A resposta eh: um ponto no infinito (MUITO INFORMALMENTE: onde retas
paralelas se encontram...).

*****

Finalmente:

P(x,y) = x^2 - y^2   e   Q(x,y) = x + y

P(x,y) = 0 ==> x^2 - y^2 = 0
Q(x,y) = 0 ==> x + y = 0

Nesse caso qualquer ponto da forma (a,-a) com a real eh solucao do sistema,
ou seja, ha uma infinidade de pontos de intersecao.

No entanto, Bezout previa apenas 1*2 = 2 pontos. Ou nao?

Repare que o enunciado do teorema fala que P(x,y) e Q(x,y) tem de ser primos
entre si, o que nao ocorre nesse caso.
De fato, aqui temos P(x,y) = (x - y)*Q(x,y).

*****

Tudo isso faz parte da geometria algebrica, um dos ramos mais fascinantes da
matematica, na minha opiniao. De fato, se algum dia eu for fazer
pos-graduacao em matematica (e ainda tenho que comer muito feijao com arroz
pra chegar lah), vai ser nisso ai ou em teoria dos numeros (alias, os dois
ramos sao altamente inter-relacionados - por exemplo, o ultimo teorema de
Fermat for provado mediante tecnicas da geometria algebrica).

Um abraco,
Claudio.