Re: [obm-l] [nivel-u] Pergunta sobre polinômios

   Caro Duda,
   Isso segue de uma versao fraca do teorema de Bezout: se f(x,y) e g(x,y)
sao primos entre si (lembre que K[x,y] e' um dominio fatorial, i.e., vale
fatoracao unica, como em Z) entao o conjunto dos pontos (x,y) tais que
f(x,y)=0 e g(x,y)=0 e' finito. No seu caso, F(x,y) e P(x,y) sao primos entre
si (senao F divide P e P se anula em todos os pontos de C), e do mesmo modo
F(x,y) e Q(x,y) tambem sao primos entre si, donde F(x,y) e P(x,y).Q(x,y)
tambem sao primos entre si, donde o resultado segue pela nossa observacao
inicial DESDE QUE C SEJA INFINITO. Senao e' facil dar contra-exemplo em
R(x,y): Tome F(x,y)=(x(x-1))^2+y^2, P(x,y)=x, Q(x,y)=x-1.
   Abracos,
            Gugu