RE: [obm-l] Problema do torneio das Cidades

Não sei se entendi direito o problema, mas acho que dá para resolver assim:

Suponha que vc conhece a solução otimizada. Vamos dar uma olhada na borda
inferior do reticulado:
Imagine que nesta borda você tenha a configuração do tipo
/ \. Neste caso, podemos inverter a segunda diagonal de forma a termos a
configuração // sem alterar o número de diagonais do reticulado. O mesmo
raciocínio podemos utilizar para configurações do tipo:
   /
/
podemos "descer" a diagonal de cima de forma a mais uma vez termos a
configuração //.
Temos também o caso
   \
/
que invertendo a diagonal de cima, também ficaria //.

Fazendo o mesmo para a coluna da esquerda, podemos concluir que existe uma
configuração final otimizada no formato
/
/
/
/

Neste caso, podemos "arrancar" estas duas linhas e duas colunas e continuar
o problema para um nível inferior (n-2) *(n-2).

Logo, seja D(n) o número diagonais para um reticulado de nxn, com n ímpar,
temos que:
D(1) = 1
D(n+2) = D(n) + 2n+3

Desenvolvendo, temos que d(n) = (n^2+n)/2