[obm-l] RE problema real

Aos amigos Claudio, Domingos e Joa Gilberto, agradeco a colaboracao.
Vou testar as sugestoes apresentadas, todas interessantes. Tambem vou enviar
alguns dadso que sejam de dominio publico (nem todos sao) para a lista.
O Domingos refreriu-se a uma formual para calculo de raizes de um polinomio
de
3o grau. Vc teria esta formula? Eu nao a conheco.
A sugestao do Claudio realmente resolve a questao dos maximos e minimos. Mas
como ela restringe o dominio dos coeficientes do polinomio, tenho que
verificar se isto nao vai ocasionar erros muito grandes. Por exemplo, eu jah
tentei usar funcoes exponenciais positivas que sao sempre crescentes. Mas, de
modo geral, ocasionaram erro exagerados com relacao aos pontos observados.
Parece que a natureza nao escolheu exponenciais ao desenhar reservatorios.
Eu tambem gostaria de observar que, embora este problema nao seja dos mais
bonitos e charmosos do ponto de vista matematico, eh um exemplo de como
questoes eminentemente matematicas podem ter aplicacoes no mundo real, e em
uma atividae de interesse para todos, a energia eletrica.

Muito obrigadoe eum abraco
Artur