[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Fractais no ensino médio

Prezados companheiros,

Desejo enviar meus agradecimentos a Frederico Reis Marques de Brito
<fredericor@hotmail.com> e Artur Costa Steiner <artur_steiner@usa.net> pela
presteza com que atenderam ao meu pedido de opiniões sobre o tema que
propus. Concordo com o Frederico quando diz que "alguns grandes matemáticos
detestavam ensinar..." Um exemplo notável foi o grande Gauss. Pessoalmente,
gosto de "ensinar", mas não de "dar aulas" -- no sentido convencional, nas
quais, entre outras coisas, todos se desgastam uns aos outros como
conseqüência da complicação inerente às relações humanas (de trabalho,
domínio, inveja, vaidade, disputa, etc.) Por outro lado, seja qual for o
significado de "ensinar" que se adote, parece-me claro que a maioria dos
matemáticos (e cientistas) tem grande prazer em COMUNICAR idéias, seja
publicando artigos, ministrando cursos "presenciais" ou escrevendo para esta
conceituada lista.

Abraços,

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos