Re: [obm-l] Conjuntos (refazendo)

Claudio, muito obrigado pela ajuda, essa identidade que
você colocou, realmente, facilita e muito os cálculos
-Fiquei um bom tempo analisando uma saida, e não tive
essa idéia, "vivendo e aprendendo"-. Gostaria de fazer
mais uma pergunta. Para resolver essa última
conseqüência, por exemplo, A inter B^c, não existe outra
maneira, tem que se considerar a condição (interseção ou
reunião) dos conjuntos A e B, digo isso diante -
novamente- do diagrama de Euler-ven. Você concorda?

De qualquer forma, obrigado pela atenção.
Marcelo Paiva Jr.

> Oi, Marcelo (e Morgado):
>
> Pelo que eu entendi, voce quer "abrir" a expressao:
> (A - B)^c.
>
> (X^c = complementar de X).
>
> Se for esse o caso, use a seguinte identidade:
> A - B  =  A inter B^c  ==>
>
> (A - B)^c = (A inter B^c)^c = A^c uniao (B^c)
^c = A^c uniao B

> Na primeira igualdade, eu usei a equivalencia acima, na

> segunda uma das leis de DeMorgan, e na terceira o fato
de que
> (X^c)^c = X, para todo conjunto X.
>
> Por outro lado:
> A^c - B^c = A^c inter (B^c)
^c = A^c inter B, o que eh diferente de
> A^c uniao B, a menos que B  = A^c.
>
> Espero que isso ajude.
>
> Um abraco,
> Claudio.

eio)
.
B) =
> (complemento

do-a
 B^c) no diagrama de Eule-
do.
ue
o a
> rama de Euler-ven, pois este necessitaria

96) Sejam A e B subconjuntos não vazios de R, e

ília.

r a lista em