[obm-l] Fractais no ensino médio

Prezados colegas,

Desculpem-me por levar à vossa consideração uma questão inapropriada para a
lista, mas minha opinião é que os MATEMÁTICOS e USUÁRIOS da nossa ciência
também devem se pronunciar sobre temas pedagógicos. Como se sabe, grandes
matemáticos do passado foram hábeis educadores; além disso, progressos
puramente técnicos em matemática decorreram de tentativas de esclarecer
tópicos durante o ENSINO dos mesmos.

Minha questão (algo polêmica) é a seguinte. Tenho observado, particularmente
aqui em Belo Horizonte, uma certa "onda" em falar sobre fractais e teoria do
caos para estudantes "comuns" (sem nenhuma conotação pejorativa) do ensino
médio. Recentemente, tomei conhecimento de professores que solicitoram aos
seus alunos que fizessem uma "pesquisa" pela Internet -- como se se
ensinasse metodologia científica nos colégios ... -- e escrevessem um texto
sobre fractais e caos. Dos alunos que me consultaram, nenhum conseguiu nota
máxima no trabalho, pelo fato de o respectivo professor ter alegado que o
texto não estava suficientemente claro. Fiquei imediatamente indignado, dado
que, tanto quanto sei, quase nenhum professor dessas instituições sabe
sequer DEFINIR tecnicamente o que é um fractal. Posso felicitar os
professores em sua tentativa de tornar a matemática mais atraente pela
sugestão de tais pesquisas de temas "modernosos" e de grande apelo visual,
mas considero irresponsável e ingênua tal proposta no contexto dessas
instituições, nas quais o aluno não conta com incentivos à sua auto-estima e
nem com o guia seguro de professores qualificados. O que vocês acham? Os
nossos alunos estariam realmente preparados para fazer pesquisas e produzir
textos razoáveis sobre temas tão avançados? O ensino médio já não
comportaria temas clássicos igualmente excitante e instrutivos para estudo
na Internet? Afinal, por que não pedem aos garotos para pesquisarem sobre
física qântica e a teoria gravitacional de Einstein?

Atenciosamente,

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos
www.gregosetroianos.mat.br