[obm-l] Re: [obm-l] Questão do cartaz

Raul,

A operação binária (a,b)--> a^b não é associativa, de modo que, em
princípio, a expressão

a^b^c

é ambígua: significaria (a^b)^c OU a^(b^c)? Contudo, repare que uma dessas
alternativas leva a um resultado bem definido: (a^b)^c=a^(bc). Como
conseqüência (e abreviando um pouco o que poderia ser uma longa discussão
metodológica), convencionou-se que a operação (a,b)--> a^b é ASSOCIATIVA À
DIREITA. Ou seja, por definição,

a^b^c = a^(b^c).

Em particular,

7^7^7 = 7^(7^7) = 7^49.

PS: Questões como essas são discutidas detalhadamente num dos capítulos do
meu CD-ROM "Números" (cujas vendas, no momento, estão paralisadas à espera
de acordos viáveis com distribuidoras em território nacional.)

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos
www.gregosetroianos.mat.br
Belo Horizonte, MG