Re: [obm-l] Duvida em Limite e PARI -IG

Oi, Amurpe:

Primeiro o limite:

n[(n/(n+1))^p - 1] =
n[(1 - 1/(n+1))^p - 1] =
n[1 - p/(n+1) + O(1/(n+1)^2) - 1] =
n[-p/(n+1) + O(1/n^2)] =
-pn/(n+1) + O(1/n)

Quando n -> infinito, -pn/(n+1) -> -p   e   1/n -> 0.

Logo, o limite é igual a -p.

OBS: O(1/(n+1)^2) significa uma função F(n) tal que, quando n -> infinito, o
quociente:
F(n)/(1/(n+1)^2) permanece limitado.

No nosso caso, F(n) será o resto do desenvolvimento do binômio (1 -
1/(n+1))^p, ou seja:
F(n) = Binom(p,2)/(n+1)^2 - Binom(p,3)/(n+1)^3 +
Naturamente, o termo dominante (quando n-> infinito) é da ordem de
1/(n+1)^2.

Também é mais ou menos óbvio que O(1/(n+1)^2) = O(1/n^2).

******

PARI-GP:

Entre na página de downloads:
http://www.gn-50uma.de/ftp/pari/00index.html

Aí, vá até a seção de "Precompiled Executables", cujo conteúdo está
reproduzido abaixo:

Precompiled executables:
...for Windows®

Cygwin version for Windows95/98/NT. Please consult the README and README.WIN
files. (Cygwin, like Pari/GP, is covered by the GNU General Public License,
as published by the Free Software Foundation.)

gp-2-1-3.exe.gz (2.1.3), 1161023 Bytes (gzip'd),
by FTP or by HTTP

cygwin1.dll.gz, 268255 Bytes (gzip'd),
by FTP or by HTTP

README.WIN, 4546 Bytes,
by FTP or by HTTP

*** Faça o download dos três arquivos acima, mas antes certifique-se de que
você tem um descompactador. Caso n~~ao tenha, vá até o pé da página - DOS
Utilities - e faça o download do unzip50.exe.

...Executable for WinCE®
pari217.exe.gz (2.0.17), 1217221 Bytes (gzip'd),
by FTP or by HTTP

...EMX/RSX executables
Compile-time and runtime support (including precompiled Readline library),
for DOS®/Windows® and for OS/2®, for Pari/GP 2.1.0:

Please consult the README.DOS file; the ZIP archives live in their own FTP
subdirectory, including a ZIP archive of documentation.

...Self-Installing (.exe) for Windows® (up to XP®)
Experimental. Please consult the README.

Pari.exe (2.2.5.alpha), 4643907 Bytes,
by FTP or by HTTP

...for Macintosh®
gp-2.0.14.sit.bin (2.0.14), 1077760 Bytes,
by FTP or by HTTP

README file for this

DOS® utilities:
gzip-1.2.4.msdos.exe, 119146 Bytes,