Re: Res: Re: [obm-l] Seno

Vendo o seu interesse, ocorreram-me duas sugestões. Houve época em que eu
visitava sebos à procura de livros de matemática antigos e interessantes.
Sugiro que você faça o mesmo. Tenho em minha biblioteca, por exemplo, um
livreto intitulado "Trigonometria - Plana e Esférica", de um certo Irmão
Isidoro Pedro, publicado em 1946 (!) como parte de uma "Colecção de Livros
Didáticos - F.T.D". Na Unidade XII, sobre "Logaritmos de Funções
Trigonométriccas", o autor fala sobre "disposições e usos" das tábuas de
tais logaritmos.

Minha segunda sugestão é que você procure bons livros de História da
Matemática. É nesse tipo de literatura que você verá, entre outras coisas,
os mais variados artifícios algoritmicos usados em diferentes épocas e
lugares para atender às necessidades de diferentes povos. O caso das tabelas
de logaritmos comporta uma discussão interessante. Veja, por exemplo, o
seguinte trecho de um artigo publicado no American Mathematical Monthly:

"At a lower level, the advent first of the electric computing machine and
then of the high-speed electronic computer has diminished the importance of
some older computational devices. (...) Logarithms are not nearly as
important as they once were, and the various 'time-saving' devices for
solving triangles by formulas adapted to computation with logarithms are
hardly worth the time they cost."

Parece bem atual, não? Contudo, o artigo foi publicado em 1957 -- há quase
meia década! Já naquela época, o uso de tabelas logarítmicas entrava para o
passado. A sepultação definitiva ocorreria com o surgimento das calculadoras
de bolso na década de 1970.

Isto não significa que o uso de tabelas per se seja uma atividade
matematicamente ultrapassada. Tabelas têm um propósito semelhante a um rol
de teoremas úteis: da mesma maneira que invocamos um teorema famoso para
encurtar uma demonstração, também podemos invocar tabelas para abreviar
cálculos. A diferença é que, nos dias de hoje, podemos deixar o fardo das
tabelas (e mesmo algumas demonstrações) a cargo dos computadores, liberando
o cérebro para atividades mais criativas.

Abraços,

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos
www.gregosetroianos.mat.br