[obm-l] RE: [obm-l] Essa é velha...mas, não sei!

Bom dia,
Se a e b sao numeros naturais, entao, pelo T. Fundamental da Aritmetica, a =
Produto (p_i^m_i)  i=1,...J e b = Produto (q_i^n_i) , i=1,...K, sendo os p_i
e os q_i numeros primos e os m_i e os n_i numeros naturais. Os p_i sao
distintos 2 a dois, assim como os q_i. Consideremos a interseccao do
conjunto dos multiplos de a com os de b e seja C este conjunto. Se c
pertence a C, entao c tem necesariamente (se C nao for vazio) que possuir,
em sua fatoracao, todos os numeros primos que comparecem nas fatoracoes de a
e de b. Alem disto, se r eh um dos primos que entram na fatoracao de c,
entao o expoente de r tem necessariamente que ser >= max{m_i,n_i}. Pelo T.
Fundamental da Aritmetica, se esta condicoes nao fossem satisfeitas, entao c
nao poderia pertencer a C. Temos portanto que todo c em C eh da forma  N
*Produto (r_i^l_i) 1 , i=1,...M onde os r_i sao primos que comparecem nas
fatoracoes de a e b, l_i eh um expoente >= max{m_i,n_i} e N eh um natural em
cuja fatoracao nao hah qualquer dos primos que compoem a ou compoem b. Eh
imediato que C eh limitado inferiormente e que, desta forma possui um
elemento minimo (C e subconjunto dos naturais, o qual eh bem ordenado). Da
compposicao dos c em C, observamos que este minimo eh obtido quando N=1 e os
expoentes de cada r_i sao estabelecidos no menor valor admissivel, ou seja,
em r_i= max{m_i,n_i. Com isto, fica demonstrada o teormea para o mmc.

Para o mdc o raciocinio eh muito semelhante. Nao o coloco aqui gaora por
falta de tempo, estopu indo para o trabalho.
Umabraco
Artur

winmail.dat