[obm-l] Re: [obm-l] Dúvidas sobre geometria...

A fórmula da a´rea lateral do cone é obtida, de forma elementar, cortando-se
o cone ao longo de uma reta geratriz, isto é, uma reta no cone que passe
pelo vértice do cone. Cortando-o conforme essa reta, e "abrindo" o cone,
obtemos um  setor circular, cujo raio é a altura do cone. Com auxílio de uma
regra de três, podemos determinar essa a´rea.
Isso ocorre com superfícies "conformes" ao plano, como cilindros ou cones,
mas não com a esfera, por exemplo.
Desculpe-me mas não entendi a 2a pergunta.

E quanto a terceira, um excelente livro de Geometria Plana é o do João Lucas
Barbosa,  GEOMETRIA PLANA, da SBM.  Consta que tb há um bom livro de autoria
do Morgado, mas nunca consegui encontrá-lo.

Boa Sorte!