Re: [obm-l] Re: [obm-l] Dúvida Sobre a Utilidade da Ma temática Ensinada nas ...

Tudo na vida, exige bom senso e flexibilidade. Não podemos nos amarrar a determinados pontos de vista, sem colocá-los a prova. Dizem os mais velhos que difícil é começar, mas, mais difícil ainda é você querer ver imediatamente a utilidade de tudo que se cria, de tudo que se faz. Quando pensamos, automaticamente crescemos. Em sala de aula quando discutimos o assunto números complexos, é muito comum a pergunta: Qual a utilidade? Muitas vezes nossas limitações nos impede de dar uma resposta naquele momento, mas não significa que não exista a tal utilidade. De repente a resposta ultrapassa os limites do universo da pessoa que pergunta. Cuidado com os atropelos. Se meu filho de 5 anos afirma que 3-5=2 posso tentar convencê-lo de que não é verdade, mas tenho que ter o despreendimento, caso perceba que ele não tem maturidade naquele momento para compreender meus argumentos e ai tenho que aceitar no sentido de respeitar. Muitas coisas na vida que eu duvidava da existência e utilidade, hoje , tenho algumas respostas e outras estão por vir. Talvez uma existência não seja suficiente para se ter todas as respostas para as nossas indagações. Não vê o Teorema de Fermat, quanto tempo demorou para ser demonstrado. Existem muitas coisas em nossas vidas que existem, no entanto não compreendemos bem naquele momento, e por não compreender bem,  duvidamos de sua existência e utilidade. Muitas vezes brinco com determinados colegas, dizendo que a existência e utilidade de determinadas coisas é uma questão de fé,  porque temos nossas limitações. De repente pode ocorrer de você não usufruir da utilidade, mas os que virão , terem o privilégio. A pergunta: Pra que serve ? é importante existir, mas temos que ter a capacidade de reconhecer que a resposta num primeiro momento, não é interessante, não é completa, pois idéias se modificam, se aprimoram,  com o tempo. Não podemos castrar idéias com tais perguntas , ou inibir a continuidade das coisas com perguntas que exigem respostas imediatas. Quando jogamos uma partida de futebol, será que pensamos mesmo em todos os benefícios que aquele momento nos proporciona. Dizem que a paciência é uma árvore de raiz amarga, mas de bons frutos: o tempo tem comprovado. Que a força esteja com vocês.