From: Faelccmm@aol.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Saturday, April 19, 2003 3:07 PM
Subject: [obm-l] MDC

E-mail Premium BOL
Antivírus, anti-spam e até 100 MB de espaço. Assine já!
http://email.bol.com.br

Olá pessoal,

Vejam a questão:

Um grupo de escoteiros deve montar guarda nos 4 postos Norte, Sul, Leste e Oeste de seu acampamento. No posto Norte a guarda deve ser dia e noite; no posto Sul a guarda vai das 6 da manhã às 18 da tarde; no posto Leste, das 22 da noite às 6 da manhã e no posto Oeste, das 14 da tarde às 6 da manhã. Qual deve ser o turno máximo de guarda, de modo que todos permaneçam igual tempo de sentinela (sem mudar de lugar) ? Quantos escoteiros são necessários para 24 horas de guarda, de modo que para escoteiro não dê duas guardas no mesmo dia ?

Obs: A primeira pergunta eu resolvi  tirando o  m.d.c das amplitudes horárias de cada posto de guarda e cheguei à resposta do livro R: 4 horas. Mas não estou conseguindo resolver a outra pergunta.

resp:

a) 4 horas
b) 15 escoteiros(*)

Solução:somei todos(norte,sul,leste,oeste) e dividi  por 4:

N24+S12+L8+016/4:
60/4:15