[obm-l] pontos colineares, cade o erro?

Ola,

mais uma vez estou cometendo algum erro de atencao (provavelmente)

"Mostre que A(a,-3a), B(a+3,-3a-1) e C(a+5,-3a-2) sao colineares para todo valor real de a"

Mas nao foi o que encontrei, cheguei a considerar a=2, e meu resultado nao foram pontos colineares...

Se alguem puder me ajudar a encontrar meu erro, agradeco

Tentei atraves da relacao:
(xb-xa)/(xc-xb)=(yb-ya)/(yc-yb)
cheguei a 3/2=1 (?!?)

E tambem tentei atraves de determinates, mas cheguei a nada também

E quando considerei a=2 na determinante, cheguei num resultado 27, que deveria ser 0...

Obrigado,
Ariel