Re: [Re: [obm-l] REGRA DA CADEIA]

On Tue, Apr 15, 2003 at 12:29:54PM -0300, Artur Costa Steiner wrote:

> definição
> demonstrações
> um
>
> Nos livros do Bartle (The Elements of Real Analysis) e do Apostol (Real
> Analysis) há as demonstracoes da regra da cadeia para funcoes de R^m em R^n.
> Lembro que para funcoes de dominio em R^n, n>1, o conceito de derivada eh
> diferente daquele do caso n=1. Se n>1, ao valor da derivada de f em um ponto x
> de seu dominio nao eh um numero ou um vetor mas si uma funcao linear que
> aproxima f em uma vizinhanca de x.

O caso n=1 é um caso particular. Apenas seria um pedantismo dizer
para o aluno de cálculo 1 que f'(x) é uma transformação linear
de R em R. Ora, toda transformação linear de R em R é da forma
x |-> ax e pode ser naturalmente identificada com o número a.
É como identificar uma matriz 1x1 com um número.

Para quem se perdeu nos espaços de Banach da mensagem anterior
eu devo indicar um livro de análise mais avançado, como o
Real and Complex Analysis, do Rudin.

[]s, N.