[obm-l] Re: [[obm-l] base da função exponencial]

Bom , na realidade devemos ter a>0 e a<>1. Tudo começa com a definicão da
função exponencial da base e, dada por E(x) = 1 + x +x^2/2!...=..x^n/n!...,
isto é, por uma série de potências (esta definição vale inclusive para
números complexos). Na reta real, podemos provar que E é estritamente
positiva e estritamente crescente. Além disto,  é imediato que E(0) =1.
Temos então a função L, log neperiano, definida, para y>0, como a inversa
de E. Para todo real y, definimos "a elevado a y", por a^y = E(y La), o que
só faz sentido para a>0. L não é definida para valores negativos ou para a
=0, visto que E é estritamente positiva na reta  real.  Se a =1, observamos
que a^y torna-se constante e igual a 1, pois L(1) = 0, uma vez que E(0) =1. .
Embora isso faça sentido, não é uma função muito nteressante e, por isso,
normalmente não se definem exponenciais de base a para a =1.
Artur