[obm-l] divisão exata

Oi pessoal, gostaria de saber como provar algebricamente
esta questão:

Numa divisão, cujo resto não é nulo, o menor número que
se deve adicionar ao dividendo para que se torne exata
é: (d - r), sendo d o divisor e r o resto.

<comentários> Testando-se com valores aleatórios, se
constata que essa afirmação é verdadeira. Mas quando fui
tentar de forma algébrica, não consegui provar. Eu fiz o
seguinte: (D = dividendo, d = divisor, q = quociente e r
= resto)
==> D = d*q + r ==> D + (d - r) = d*q + r ==> D = d*q +
r - d + r ==> D = d(q - 1) + 2r (parei aqui)
Estou errado, pois para que a divisão seja exata "r" tem
que ser iqual a zero.
Qual é a resposta mais adequada?

obrigado pela atenção de todos.

E-mail Premium BOL
Antivírus, anti-spam e até 100 MB de espaço. Assine já!
http://email.bol.com.br/