[obm-l] ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

oi pessoal, estou postando uma dúvida que li num fórum
de física, mas, creio, se refere à conceitos
matemáticos. Fico grata se alguém me ajudar.

A minha dúvida consiste em como definir ou saber o
porquê da variação de casas decimais que acontecem
no "desenrolar" das equações, pois vejo em muitas
resoluções de provas e livros, conflitos quanto ao
método. Vou exemplificar minha dúvida com uma solução do
manual do professor do livro Física Clássica:
(ITA) De um telhado caem gotas de chuva separadas por
intervalos de tempo iguais entre si. No momento em que a
5ª gota se desprende, a primeira toca o solo. Qual a
distância que separa as duas últimas gotas consecutivas
(4ª e 5ª), neste instante, se a altura do telhado é de
20 m:
(Fazer g = 10 m/s^2 e não considerar a resistência do
ar.)
SOLUÇÃO:
Cálculo do tempo de queda:
1) s = gt^2/2 ==> 20 = [(10)tq^2]/2 ==> tq = 2,0s
Intervalo de tempo entre 2 gotas consecutivas:
2) Δt = 2,0/4 = 0,50s
Espaço entre a 5ª e a 4ª gota:
3) Δs = gt^2/2 = (10J)(0,50)^2
Resposta: Δs = 1,25 m

(DÚVIDA) O enunciado dá dois valores, s = 20 m e g = 10
m/s^2, ambos com dois algarismos significativos. Em 1)
verifica-se que a resposta (tq = 2,0) mantêm os dois
alg. significativos. Agora és o problema! Em 2) a
resposta contém 3 números significativos. Li num livro
(QUÍMICA GERAL - James E. Brady) que existe duas regras,
uma para multiplicação/divisão e outra para adição e
subtração, para expressar o resultado -o resultado da
adição ou mult.,etc e não o resultado final-. Na
multi./div. ele diz: "Em geral, para multiplicação e
divisão, o produto ou o quociente não deve possuir mais
algarismos significatios do que o fator menos preciso
utilizado no cálculo." Concluo, então, que o valor menos
preciso, em 2), tem dois alg. sign. e, portanto, a
resposta deveria ser 0,5 e não 0,50. Com esse fato, 3)
fica comprometido. Finalmente, como eu devo entender
isso? O que posso fazer numa situação de prova
discursiva?

[]´s
   Renatinha

E-mail Premium BOL
Antivírus, anti-spam e até 100 MB de espaço. Assine já!
http://email.bol.com.br/