[obm-l] Re: [obm-l] distribuição de primos

Caro J.F.:

Você já deve ter ouvido falar do Teorema dos Números Primos, que diz o seguinte:

Se Pi(x) = número de primos <= x, então:
lim(x -> infinito) Pi(x) / (x/ln(x))  =  1.

Uma formulação equivalente é a seguinte:
Se P(n) = n-ésimo primo (P(1) = 2, P(2) = 3, etc...) então:
lim(n -> infinito)  P(n) / (n*ln(n))  =  1, ou seja, para n grande:

P(n) ~ n*ln(n)  e  P(n+1) ~ (n+1)*ln(n+1) ~ (n+1)*ln(n) ==>

P(n+1) - P(n) ~ ln(n), donde a afirmativa do artigo sobre a "notável tendência logarítmica" da distância entre primos consecutivos.

Em suma, os matemáticos suspeitavam disso há mais de 200 anos e tinham certeza (mediante uma demonstração rigorosa) há mais de 100 anos.

Um abraço,
Claudio.