Re: [obm-l] congruencias

Caro Amurpe:

Congruências são um dos instrumentos mais úteis para se resolver problemas
que envolvem a divisibilidade de inteiros.
Assim, em todo problema que envolve, de um jeito ou de outro, o conceito de
divisibilidade, existe uma boa chance de haver uma solução usando
congruências.

O conceito é muito simples:
Dado um inteiro não nulo "m", diz-se que dois inteiros "a" e "b" são
congruentes módulo "m" se e somente se m divide (a-b). Isso se representa
assim: a = b (mod m)
onde, na verdade, o sinal correto não é o de igualdade, mas consiste de três
traços paralelos. No entanto, como no meu teclado este sinal não existe....

Qualquer livro de teoria dos números dedica um ou mais capítulos ao assunto.
Existem dois em português que eu posso recomendar:

Teoria das Congruências
Edgard de Alencar Filho
Editora Nobel

Fundamentos de Aritmética
Hygino H. Domingues
Atual Editora

Ambos têm vários problemas resolvidos.

Além disso, na revista Eureka, da OBM, você encontra alguns artigos sobre
divisibilidade e congruências:
http://www.obm.org.br/eureka.htm

Há também um livro on-line escrito pelo Nicolau e pelo Gugu cujos primeiros
capítulos tratam justamente de divisibilidade e congruências - chama-se
Primos de Mersenne (e outros primos muito grandes). Está aqui:
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/publ/papers/mersenne/index.html

De resto, se você souber inglês, digite "Number Theory" ou "Congruences" em
algum mecanismo de busca (o meu preferido é o Google) e aparecerão centenas
de páginas com referências ao assunto (algumas bem melhores que outras, é
verdade).

No mais, se houver algum problema específico da lista onde você estiver
"boiando", mande um e-mail a respeito que eu posso tentar esclarecer as suas
dúvidas, ou pelo menos indicar referências bibliográficas pertinentes.

Um abraço,
Claudio.