Re: [obm-l] analisar dizimas sem converter

On Sat, 22 Mar 2003 14:12:18 -0300, "maurikleber araujo"
<maurikleber@hotmail.com> wrote:

> oi pessoal o probleman eh o seguinte
>
> analise a natureza das dizimas sem converter:7/12 ,1/21....
>
> alem da resolucao gostaria que me indicassem algum material
> teorico a respeito ,favor responderem

Assim, voce deve deixa-la na forma irredutivel e fatorar o denominador.
Se aparecerem apenas fatores de 2 e/ou 5, eh uma divisao exata e o
numero de casas decimais eh igual ao maior expoente entre os fatores 2 e
5, ex: 1/5 = 1 casa decimal, 1/(2^2*5) = 2 casas decimais
Se aparecerem apenas fatores 3, 7, etc, eh uma dizima periodica simples.
Se aparecer os 2 casos juntos, eh uma dizima periodica composta e ainda
vale a regra das casas decimais, porem agora elas determinam o numero de
casas que o anti-periodo possui.

Logo, 7/12 = 7/2^2*3, entao eh uma dizima periodica composta com
periodo de 2 casas decimais e 1/21 = 1/3*7 eh uma dizima periodica
simples.

O material que eu usei p/ consulta sobre as dizimas foi a minha apostila
de matematica basica do cursinho que estou fazendo, entao fica dificil
te mostrar ela..

[]'s
--
Marcelo R Leitner <mrl@netbank.com.br>