[obm-l] Olimpíadas ao redor do mundo...

E aí moçada.....tô mandando uns problemas , na esperança de ajuda...
1) Determine todos os pares de números inteiros ( x,y ) que satisfazem a equação:
  y(x^2+36)+x(y^2-36)+y^2(y-12)=0.
neste exercicio fiz o seguinte( baseado na resolução de uma outra equação pelo Claudio pratica), fiz y=x+a, substitui na equação e depois fiz a análise para alguns valores de a que anulavam parcelas da equação achando os pares , (4,4), ( 0,0 ),
( 0,6 ) e (-8,-2 ).....Mas como posso analisar as soluções para valores de a que não anulam essas parcelas???
2) 2n tem 28 divisores distintos, 3n tem 30 divisores distintos...determine o numero de divisores de 6n, onde n é natural???
Se alguem mandar uma ajuda, será de grande valia pra mim, que não tinha contato com matemática olímpica. Está matemática que banaliza a maioria das provas de vestibular e com certeza as provas acadêmicas da faculdade( dada a imprevisibilidade das questões) é tão fascinante quanto complexa...principalmente pra iniciantes como eu.
                     Crom