Re: [obm-l] AJUDA COM LIMITES

> Professor Morgado, procurei observar com atenção o que
voc~e falou sobre a razão das funções não poder ser
igual a -1.
> Fiquei em duvida com relação a resolução do
limite ,que vem a seguir.Apliquei o teorema do desprezo
e obtive raizx/raiz9x ==>raiz(x/9x) = 1/3.

A minha duvida vem agora .Tentei fazer esse limite de
outra forma , para utilizar o que o sr me escreveu .
e aí apareceu a dúvida.

Fiz , o seguinte: utilizei a desigualdade de Bernoulli:
( 1+x)^m = 1+mx. Fiz ,também, que x=>inf, então x=1/h e
h=>0 ( mudei a variável).
A razão entre as  funçoes depois dessa substituição não
é igual a -1.

cheguei a expressão:
lim(h=>0)[(1/h+1)^0.5 ]/[(9/h+1)^1/2].

lim(h=>0)[(1/h + 1)/(9/h + 1)]^1/2.

lim(h=>0)[(1+h)/h /(9 + h)/h]^1/2.

lim(h=>0)[(1+h)] /[(9 + h)]^1/2.apicando agora a
desigualdade de Bernoulli obtive:

lim(h=>0)[(1+h/2)/(9 + h/2)como h=>0 o resultado dá 1/9.

Onde foi que eu cometi erro?.

um segundo pedido é o seguinte na sua solução porque
você dividiu por raiz ambas as expressoes por raiz de x?

Um receiro pedido é:  como encontro material sobre esse
assunto?

obrigado,

Um abraço Amurpe

a lista em

E-mail Premium BOL
Antivírus, anti-spam e até 100 MB de espaço. Assine já!
http://email.bol.com.br/