From: Cláudio (Prática) [mailto:claudio@praticacorretora.com.br]
Sent: Monday, March 10, 2003 4:58 PM
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] Problemas

Caro Benedito:

Aqui vai minha solução pro primeiro.

Suponhamos que a aranha tenha n pernas. Seja X(n) o número de maneiras.

Neste caso, cada maneira pode ser representada por uma seqûencia de 16
símbolos distintos:
M(1), M(2), ..., M(n) e S(1), S(2), ..., S(8)
de forma que para cada k (1 <= k <= n), M(k) sempre preceda S(k).

n = 1:
a única sequencia possível é M(1), S(1) ==> X(1) = 1

n = k:
para cada sequência correspondente a n = k-1 ( ou seja, 2(k-1) símbolos),
podemos formar uma sequencia correspondnete a n = k, inserindo os símbolos
M(k) e S(k), de forma que M(k) preceda S(k).
Inicialmente, podemos inserir M(k) em 2(k-1) + 1 = 2k - 1 posições
distintas.
Se não houvesse a restrição da precedência, poderíamos inserir S(k) em (2k -
1) + 1 = 2k posições distintas, das quais k teriam M(k) antes de S(k) e k
teriam S(k) antes de M(k).
Descartando estas últimas, ficamos com k posições distintas para S(k).

Logo, temos a recorrência: X(k) = k * (2k - 1) * X(k-1) ==>

X(1) = 1
X(2) = 2*3*X(1)
X(3) = 3*5*X(2)
X(4) = 4*7*X(3)
X(5) = 5*9*X(4)
X(6) = 6*11*X(5)
X(7) = 7*13*X(6)
X(8) = 8*15*X(7)

Multiplicando tudo e simplificando, teremos: X(8) = 8! * (15!/(2^7*7!)) =
15! * 8 / 2^7 = 15! / 16.

Um abraço,
Claudio.