Re: [obm-l] Problemas em Aberto III

Ola Prof Nicolau e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Representando por (um ponto) N a nave, traçamos todas as tangentes à esfera
que passam por N. Isso define uma calota na esfera. Se o alienígena estiver
nesta calota entao entende-se que a Nave o
encontrou.

A solução deve prescindir da distancia da Nave à superficie do planeta e de
eventuais variações nos sentidos e modulos das velocidades envolvidas.

A ideia - do "Claudio/Pratica/" - de publicar os problemas que foram
propostos nesta lista e que permanecem em aberto me parece muito boa

Um famoso problema pode se reformulado da seguinte maneira :

Seja S o conjunto de todas as sequencia FINITAS de INTEIROS POSITIVOS
tais que se {Xn}=X1, X2, ...,Xn pertence a S entao para todo P < N,
X1+X2+...+Xp NAO E congruo a 1 modulo 3. Mostre que existe uma bijecao entre
S e o conjunto de todos os impares positivos.

Um Abraço
Paulo Santa Rita
3,1900,040303

http://messenger.msn.com.br