[obm-l] Problemas de Listas de Preparação não devem ser discutidos

Este problema é um problema da segunda lista de
seleção para a IMO. Problemas dessas listas e das
listas de seleção para a Cone Sul NÃO devem ser
discutidos em nenhuma lista de discussão, incluindo a
da OBM.

Professores Carlos Shine e Edmilson Motta.

--- Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet
<peterdirichlet2002@yahoo.com.br> wrote:

> Ola gente!!!!Quem conhece esse ou algum parecido?
>
> Ache as funçoes f de Z em {K e elemento de Z com
K>=-167}  tais que 2*n+167<=f(f(n)+167)+f(n)<=2n+2*167
para todo n ?

> Testes empiricos me levam a crer que isto e uma
funçao linear(f(n)=n serve!!) mas nada de mais
genial.Quem tiver uma luz agradeço.Talvez de pra
provar que afunçao e unica mas ai.....