[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] demonstrações no dia-a-dia

Ola Claudio e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Salvo melhor juizo, estas duvidas se situam na regiao limitrofe entre
Ciencia e a Filosofia, sendo natural portanto nao haver um acordo
irretorquivel sobre elas ... Se num "espaco" qualquer de seus objetos puder
ser univocamente caracterizado por N outros, dizemos que trata-se de um
espaco N-dimensional.

E notorio que uma tal DEFINICAO pode ser vista como uma depuracao daquilo
que o senso comum percebe e entende como "dimensao". Evidentemente que uma
tal definicao so e interessante porque podemos OPERAR com ela, retirando
implicacoes intrinsecamente consistentes e que podem ser aplicadas no mundo,
"la fora".

A Teoria das Strings ( que eu nao gosto ! ) permite interpretacoes na qual o
mundo pode ter mais de 4 dimensoes, mas sao muito mais postulacoes e nao um
conhecimento consolidade por inumeras experiencias, como no caso da teoria
da relatividade. Independente de tudo isso, ninguem vai encontrar dimensoes
procurando "la fora" ... E a necessidade de coerencia e simplicidade
internas que vao nos levar a "ver" estas novas dimensoes, se e que elas
existem. Einstein foi muito feliz quando falou sobre isso : "Nao existe
nenhum caminho logico que leva a compreensao das leis elementares. O unico
caminho e o da intuicao." Vale dizer, nao adianta voce fazer experiencias ou
tentar fazer deducoes logicas, voce precisa "sentir" ( nao pensar, nao
raciocinar ) como as coisas devem ser e so assim voce vai entender o sentido
profundo de cada coisa.

A esse respeito ( de sentir pra depois exprimir ) Gauss falou o seguinte :
"Durante este outono, ocupei-me largamente com as consideracoes gerais das
superficies curvas, o que conduz a um campo ilimitado ... Estas pesquisas
ligam-se fortemente a outras e sinto vibrar em mim, com grande vivacidade, O
VERDADEIRO SENTIDO da raiz quadrada de MENOS UM, mas creio que sera
extraordinariamente dificil expressar este sentido em palavras."

NOTA :  traducao minha.

Existem Matematicos que pensam, raciocinam, depois escrevem. Gauss - e uns
poucos outros - primeiro SENTEM, depois raciocinam, por fim escrevem.

Em sintese, a dimensao e um conceito util. Mas nao esta nas coisas, mas na
forma como vemos as coisas.

2)interpretando (a,b) como um ponto, ha uma imersao isomorfa de "a" em
(a,0), o que nos permite dizer que em termos estruturais (a,0) e "a"
sao indistinguiveis ( que e o que queremos dizer quando falamos em um
isomorfismo ). Dai decorre ( com o produto bem conhecido ) que (0,1)
multiplicado por (0,1) da (-1,0), isto e, x=(0,1) e x^2 = -1. Por isso
dizemos que (0,1)=i, pois o comportamenteo de (0,1) satisfaz todas as
experiencias historicas que os matematicos ja haviam feito com o "i".

Note que aqui NAO HA DEMONSTRACAO ... Simplesmente criamos um cnjunto
numerico e MOSTRAMOS que ele tem UM NUMERO cujo quadrado e -1. Evidentemente
que a formalizacao dos numeros complexos tinha este objetivo de maior
harmonia. E isso acontece muito ... Boa parte do trabalho Matematico e
motivado para dar maior coerencia interna as partes desta ciencia. Entao,
constroi-se objetos ou estruturas, amplia-se conceitos etc, de forma que
fatos MAL AJUSTADOS e nao tao bem entendidos possam se harmonizar e fornecer
uma compreensao mais universal e coerente das coisas ... A formalizacao dos
complexos e um exemplo. Outros exemplos classicos podem ser a admissao das
geometrias nao-euclidians em pe de igualdade com a euclidiana e a aceitacao
dos quaternios.

3) Sim. Cotidiano : Aplique um capital a juros e capitalize a taxa
instantaneamente. Voce vai chegar ao numero "e". Foi assim que Bernoulli
apresentou este numero ... Nao existe uma definicao preferencial de um
numero ... pi pode ser definido como a razao entre a circunferencia e seu
diamentro ou como o limite da serie que voce cita ou como um dos produtos de
Wallis, etc, etc. nenhuma destas definicoes e melhor que outra : pode apenas
ser mais conveniente em uma determinada aplicacao que fazemos. E digno de
nota que Euclides provou ( e Arquimedes tambem ) que todos os circulos sao
figuras semelhantes, vale dizer, a razao entre a circunferencia e seu
diamentro e constante e independente da grandeza da figura.

A existencia de QUALQUER NUMERO REAL e pressuposta quando apresentamos estes
numeros como um corpo ordenado completo. Todavia, tais numeros podem ser
construidos a partir da teoria dos conjuntos. SE voce acha que construir
algo e uma prova da existencia dele entao, neste ultimo caso, a existencia e
provado com a construcao. Leia o Livro : Teoria ingenua dos conjuntos, do
Paul Halmos. La vce vai ver como se "constroi" os numeros.

Demonstracao e um ASPECTO DA MATEMATICA. Nao e A MATEMATICA. A Matematica e
a ciencia dos fenomenos que percebemos tao somente com o nosso intelecto. E
em toda ciencia, nos primeiro percebemos as coisas, depois fazemos
experiencias para confirmar nossas percepcoes e so depois, lentamente,
avancamos para o campo das hipoteses relativas a explicacao dos fenomenos,
isto e, avancamos ate as demonstracoes.

Primeiro voce sente, depois voce pensa ... A emocao precede a razao e o
raciocinio. Qualquer pessoa que for sincer consigo mesmo e com os outros vai
admitir que nunca descobre as coisas tal como apresenta em sua
demonstracoes. Existe "algo" que precede a demonstracao e que nao e o pensar
e nao o raciocinar. E o sentir, a intuicao, a inspiracao, a a forma especial
do intelecto ´perceber os fenomenos matematicos !

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1734,250203

http://messenger.msn.com.br