[obm-l] Euler e Goldbach

Ola Pessoal  !

Bom, como nosso colega Igor falou sobre a conjetura de Goldbach, sobre a
Escola Publica e como eu so estudei em Escolas Publicas, me lembrei de um
problema que li em uma biblioteca de Escola Publica e que foi proposto a
Euler pelo Goldbach.

PROBLEMA ) Considere um poligono convexo de N lados. Determine, em funcao de
N, de quantas maneiras distintas e possivel dividir este poligono em areas
triangulares usando-se tao somente as diagonais deste poligono.

NOTA : Imagine que o poligono esta fixo, nao podendo girar ou transladar.

SUGESTAO : IMAGINE uma divisao valida ! Entao e possivel imaginar o poligono
como um "quebra-cabeca" no qual cada peca e um triangulo ... Dado que de
cada vertice partem N-3 diagnais, considere sobre tal configurcao o efeito
de se tracar outras diagonais.

Um Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
2,1533,240203

EM TEMPO : No fundo, conforme aprendi na Escola Publica, o que e valido
sobre o ensino particular ou publico e a afirmacao do Fernando Pessoa :
"Tudo vale a pena quando a alma nao e pequena !"