Re: [obm-l] Matriz Harmonica(e esse onome?)

Caro Nicolau e demais colegas:

Tem um problema no livro Álgebra Linear (Hoffman/Kunze) que pede para provar
que a inversa da matriz de termo geral 1/(i+j) tem todos os elementos
inteiros.

Há uns dois anos, eu escrevi pra coluna Ask Dr.Math
http://mathforum.org/dr.math/ask4.html sobre o problema e eles me deram a
mesma dica exposta abaixo - considerar uma matriz de funções racionais nxn
de elementos B(i,j) = 1/(X(i)+Y(j)) e provar que o numerador é um produto de
termos X(i)-X(j) e Y(i)-Y(j) de grau n^2 - n e o denominador um produto de
termos X(i)+X(j) grau n^2.

Eu acabei de mandar uma mensagem pra lista com o meu esboço de solução (não
cheguei ao resultado final) e  também cometi a deselegância de não mencionar
o autor da dica - no caso um certo Dr. Rob (eles não dão o nome inteiro) que
contribui ou contribuía na época para aquela coluna.

De qualquer maneira, o site mencionado acima tem alguns artigos e problemas
interessantes.

Um abraço,
Claudio.