Re: [obm-l] Máximos e Mínimos SEM DERIVADAS

   Amigos,

   posso indicar um livro maravilhoso sobre o assunto: Maxima and Minima
Without Calculus, do Ivan Niven, Dolciani Mathematical Expositions, numero
6, The Mathematical Association of America, não sei se ainda estah em
catalogo, foi comprado em 1981, na propria MAA, na companhia do Nicolau.
Alô, Nicolau, não estou vendendo o livro, ele eh meu, eh soh uma indicacao.
Dizer que ele eh otimo eh fazer pouco do Niven. Acessem www.maa.org.
Abracos, olavo, RJ

>From: "Thyago Alexandre Kufner" <t@jovem.com>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Máximos e Mínimos SEM DERIVADAS
>Date: Wed, 5 Feb 2003 19:28:11 -0200
>
>Olá colegas da lista
>
>Recebi o seguinte exercício de um aluno:
>
>"Sendo x um nº positivo determine o menor valor de E= 5x + 16/x + 21"
>
>Normal, um exercício simples. Deriva, iguala a zero ...
>
>Mas o que quero propor para a lista é o seguinte: tem como chegar ao
>resultado SEM UTILIZAR CÁLCULO?
>
>Proponho esta discussão por causa do seguinte artigo:

> [...]

Tired of spam? Get advanced junk mail protection with MSN 8.