Re: [obm-l] Probabilidade

Isto que V está dizendo é, em essência, o Paradoxo do Gato de Schröedinguer.

JF
----- Original Message -----
Sent: Friday, February 07, 2003 7:41 PM
Subject: RES: [obm-l] Probabilidade

O problema é que a probabilidade de um evento depende também do que você **sabe** sobre o evento. Quando eu ensino probabilidade, eu faço a seguinte experiência em sala: eu jogo 2 moedas ao alto, e escondo-as atrás das minhas mãos; eu vejo ambas, deixo UM aluno (João) ver uma delas, e os outros alunos não vêm o resultado.

Aí eu pergunto: qual é a probabilidade de ter dado duas Caras? (Suponha que os lançamentos são "aleatórios" e a moeda é "justa".)

Pro aluno que não vê nada, a probabilidade é 1/4. Para João, é outras coisa (1/2 ou 0, dependendo do que deu). Para mim, é 0 ou 1, já que eu sei o que aconteceu. Estamos falando do mesmo evento, mas as "probabilidades" são distintas! Aliás, do meu jeito de pensar, não é que **a** probabilidade "mudou" -- a pergunta é que mudou.

Então, se **você** espiar dentro da caixinha, a probabilidade da primeira bala ser ANIS **para MIM** continua sendo 1/5, mas para você possivelmente mudou. Não é tanto que a probabilidade depende da distribuição de balas lá dentro, mas ela depende de SABER a distribuição de balas lá dentro.

Em suma:

-- A probabilidade depende da distribuição dentro do pacote?
-- Depende, nós vamos olhar? Se sim, depende. Senão, a probabilidade de 1/5 já considera o nosso desconhecimento da distribuição dentro do pacote.

    Abraço,
            Ralph