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Re: [obm-l] Uma Proposta
Sou contra uma lista paralela. Eh a diversidade que farah com que cada um de nos cres�a, uns mais, outros menos.
O que voce nao entendeu por ser novo na lista e o Stabel interpretou com uma brincadeira e alguns podem ter entendido como uma reclama�ao minha eh simplesmente um conselho (talvez um pouquinho ironico, mas dado com a melhor das inten�oes) para o Fael. Eu, e o Claudio tambem ja afirmou isso, acho que o gabarito dos fasciculos que ele vem usando mais o atrapalha do que ajuda. Nos achamos que ele faria melhor negocio trocando os fasciculos por um livro feito o Iezzi.
Mas nao estou, e tenho certeza que o Claudio (que tem sido a pessoa que mais tem respondido a duvidas nesta lista nos ultimos tempos) tambem nao estah, reclamando de nada. Temos o maior prazer em ajudar companheiros quando a nossa competencia permitir.
Um forte abra�o a todos.
Morgado
Em Fri, 7 Feb 2003 20:41:34 -0200, Eduardo <edu_matematica@yahoo.com.br> disse:
> N�o sei com quem, ou como....� poss�vel criar uma lista paralela?
>
> N�o que seja ruim esclarecer alguns t�picos de Vestibular ou concurso. Eu
> n�o me incomodo (mesmo) em participar de uma lista onde hajam exerc�cios de
> vestibular (mesmo por que conhe�o uns...), al�m disso, dou aula em
> cursinhos...mas me parece que o proposito aqui � outro, trata-se de uma
> lista com exerc�cios bem mais sofisticados...e eu gostei muito disto
>
> N�o sei se � certo haver alguns tipos de coloca��es que possam subestimar,
> existem matem�ticos de alt�ssimo n�vel aqui, alguns, inclusive, j� me deram
> aula ou palestra; um colega da lista a pouco enviou um mail sentindo-se
> muito mal....n�o que tenha sido efetivamente subestimado, mas por n�o estar
> acostumado com frases do tipo, "facilmente demonstr�vel"...Sei l�...poderia
> haver alguns n�veis de lista, a pessoa ingressaria naquela que julgasse ser
> a sua. Tem muita gente que ingressa aqui com n�vel m�dio de escola
> p�blica... e t� muito afim de aprender, tem gente aqui que se esfor�a muito
> para responder d�vidas, sem ganhar absolutamente nada...tem muita gente com
> boa vontade aqui...recebi uma resposta muito boa sobre uma constru��o
> geom�trica que n�o sa�a, depois de ver resolvida pareceu-me elementar...mas
> s� depois de ver resolvida. Devemos entender que a matem�tica pode e deve
> ser pra todos, este f�rum, tem em sua abertura, uma frase "esta lista se
> destina aos interessados em matem�tica - professores e alunos"...
>
> Estamos realmente colaborando para que n�o haja represamento de
> conhecimento?
>
> Acabei de ingressar, mas senti um certo "calor" em algumas respostas dadas
> ou coloca��es.... posso estar errado, como disse, acabei de ingressar na
> lista.
>
> Abra�os
>
> Edu.
>
> -----Mensagem original-----
> De: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
> [mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br]Em nome de Eduardo Casagrande
> Stabel
> Enviada em: sexta-feira, 7 de fevereiro de 2003 19:22
> Para: obm-l@mat.puc-rio.br
> Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] RES: [obm-l] RES: [obm-l] tri�ngulo
>
>
> � uma piada do Morgado!
> Na lista tem aparecido muitas e muitas quest�es de vestibulares e
> concursos com gabarito incorreto...
> ----- Original Message -----
> From: Eduardo
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
> Sent: Friday, February 07, 2003 4:35 PM
> Subject: [obm-l] RES: [obm-l] RES: [obm-l] tri�ngulo
>
>
> Caro Morgado,
>
> N�o entendi...
>
>
> Abra�os
>
> Edu
> -----Mensagem original-----
> De: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
> [mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br]Em nome de A. C. Morgado
> Enviada em: sexta-feira, 7 de fevereiro de 2003 16:34
> Para: obm-l@mat.puc-rio.br
> Assunto: Re: [obm-l] RES: [obm-l] tri�ngulo
>
>
> So para comentar que, surpreendentemente, o gabarito esta certo.
>
> Eduardo wrote:
>
> Ol�,
>
> Bem, primeiramente voc� pode aplicar o teorema dos co-senos a fim de
> descobrir o lado n�o informado, ou seja, o lado AB, vai cair numa equa��o do
> segundo grau de ra�zes 5 ou 3. Agora use 1/2absenB com os dois valores
> encontrados anteriormente.
>
> Espero ter ajudado.
>
> Edu
> -----Mensagem original-----
> De: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
> [mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br]Em nome de Johann Peter Gustav
> Lejeune Dirichlet
> Enviada em: sexta-feira, 7 de fevereiro de 2003 12:17
> Para: obm-l@mat.puc-rio.br
> Assunto: Re: [obm-l] tri�ngulo
>
>
>
> Faelccmm@aol.com wrote:
>
> Ol� pessoal,
>
> Veja esta quest�o:
>
> (MAU�-SP)
>
> No tri�ngulo ABC, temos: AC= 7m, BC= 8m, beta= ABC=60�.
> Determine a �rea do tri�ngulo.
>
> resp: 6raiz*(3) ou 10*raiz(3) m^2
>
>
> Deixa eu ver...ce tem tudo no triangulo!!!!!!O raio e com
> SLS,certo?a=2Rsen A.Com isso ce acha o seno de B pela mesma formula.Ce tem o
> lado AC e o raio.Para a area ce precisa de um angulo que e 180 menos todos
> os outros.Cabou!!!"!!
>
>
> Obs: O tri�ngulo citado � um tri�ngulo de base BC. Eu tentei
> aplicar a lei da �rea [ S=(a.b.sen alfa)/2], mas n�o � dado o valor de BA.
> Sendo assim eu tentei aplicar a lei dos senos para achar BA fazendo 7/sen60�
> =BA/sen C da� aparece outra inc�gnita o sen C. A partir disso eu tentei
> aplicar a lei dos cossenos para achar
> o cos C, pois � dado no enunciado AC e BC, para depois calcular
> o sen C pela rela�ao fundamental sen^2(x) + cos^2 (x)=1, mas n�o d� para
> aplicar a lei dos cossenos, pois n�o � dado BA. A partir disso entra-se num
> ciclo vicioso. Ser� que n�o est� faltando nem um dado?
>
>
>
>
>
> ----------------------------------------------------------------------
> Busca Yahoo!
> O servi�o de busca mais completo da Internet. O que voc� pensar o
> Yahoo! encontra.
>
>
>
> ---
> Outgoing mail is certified Virus Free.
> Checked by AVG anti-virus system (http://www.grisoft.com).
> Version: 6.0.449 / Virus Database: 251 - Release Date: 27/1/2003
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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
O administrador desta lista � <nicolau@mat.puc-rio.br>
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