From: "Paulo Santa Rita" <p_ssr@hotmail.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, February 06, 2003 4:41 PM
Subject: Re: [obm-l] Loteria Matematica II

Ola Pessoal !

Pelo que eu entendi, o enunciado diz que QUALQUER que seja T, deve ser
possivel encontrar AO MENOS UM tal que a intersecao seja vazia. A familia
que eu sugeri e :

{1,2,3,4,5,6}  subconjunto 1
{7,8,9,10,11,12}  subconjunto 2
{13,14,15,16,17,18} subconjunto 3
{19,20,21,22,23,24} subconjunto 4
{25,26,27,28,29,30} subconjunto 5
{31,32,33,34,35,36} subconjunto 6
{1,2,7,8,13,14} subconjunto 7
{3,4,9,10,15,16} subconjunto 8
{5,6,11,12,17,18} subconjunto 9

Qual um dos seis primeiros tem interseccao vazia com qualquer outros dos
seis primeiros. Qualquer um dos tres ultimos tem intersecao vazia com os
subconjuntos de 4 a 6. Isto e : Dado T, existe sempre AO MENOS UM tal que a
interseccao de T com ele e vazia.

Talvez voce queira dizer ( e eu nao entendi assim ) que T e a familia de
TODOS os subconjuntos de {1,2,...,35,36} e os nove que nos devemos formar
devem ser tais que qualquer elemento de T encontre algum dos nove que tenha
interseccao nula. E isso ?

Um Abraco
Paulo Santa Rita