Re: [obm-l] dupla desigualdade

Olá Cláudio!

Bom, entendi bem sua explicação e já agradeço. Mas
agora surgiram outras dúvidas.

Por que quando você chegou em:
a/(a + b + c) = r/h(a)

Você fez "a" constante para calcular os valores máximo
e mínimos de a/(a + b + c)? Sei que ficaria mais
complicado, mas então você poderia considerar b
constante também?

Para determinarmos b + c mínimo, será que não
poderíamos considerar direto que b + c > a, pela
condição de existência dos triângulos?

E de onde você tirou que:
(b+c) é máximo <==> b = c = a/raiz(2)

Eu pensei que você pudesse ter feito isso:
De (b + c)² = a² + 2bc, sabemos que (b + c) será
máximo quando bc for máximo, já que “a” está
constante. Então precisamos ter só b ou só c numa
expressão para achar seu valor máximo. Isolando b em
função de c no teorema de Pitágoras:
b² + c² = a²
b² = a² - c²
b = raiz(a² - c²)

Agora fazendo bc:
bc = raiz(a² - c²) . c
bc = raiz(a².c² - c^4)

E agora bc terá valor máximo quando a².c² - c^4 for
máximo. Transformando isso numa função quadrática,
fazemos x = c²  e achamos o valor máximo que é o
vértice:
= a².c² - c^4
= a²x – x²

Que tem valor mínimo para o x do vértice:
x = -(a²)/2.(-1)
x = a²/2

E como x = c²:
x = a²/2
c² = a²/2
c = a/raiz(2)

Mas não sei se posso fazer essa transformação de uma
função de grau quatro para uma função quadrática para
fins de achar valores máximo e mínimos.

Se puder me ajudar mais um pouco, agradeço.

Abraços,

Rafael.

 --- Cláudio_(Prática)
<claudio@praticacorretora.com.br> escreveu: > Caro
Rafael:

> Num triângulo retângulo cuja hipotenusa tem medida
> "a", cuja altura relativa
> à hipotenusa tem medida "h" e que está inscrito num
> círculo de raio "R",
> vale sempre o seguinte:
> a = 2R
> 0 < h <= R  ==>  R/h >= 1, com igualdade somente
> quando o triângulo for
> isósceles.
>
> Supondo que as projeções dos catetos sobre a
> hipotenusa têm medidas "m"e
> "n", não é difícil mostrar que:
> h = raiz(m*n)  e  R = (m+n)/2.
>
> Assim, a desigualdade acima nada mais é do que a
> [...]

Busca Yahoo!
O serviço de busca mais completo da Internet. O que você pensar o Yahoo! encontra.
http://br.busca.yahoo.com/