Re: [obm-l] O armario e o corredor

Oi Paulo,

Encontrei esse problema num livrinho chamado "Unsolved Problems in
Geometry", ou coisa parecida. Eh da editora Springer. O livro e bem legal,
tem um colecao enorme de problemas "intuitivos", todos MUITO dificeis.

Faz bastante tempo que li, mas pelo que me lembro, o Conway provou que
esse maximo existe, mas o valor exato nao e conhecido. Ele deu tambem
estimativas e sugeriu formas para
este objeto (formas parecidas com alteres, coisa razoavelmente natural).

Imagino que os metodos sejam variacionais, mas nao vi nada sobre esse
problema. Se voce morar em Sao Paulo, na biblioteca do IMEUSP, voce
encontrara esse livro. Em cada problema, sao citadas referencias com
resultados parciais.

Boa sorte,

Salvador