[obm-l] geometria plana

Olá pessoal,

Pimeiramente gostaria de agradecer a todos que me indicaram os livros. Eu pretendo comprá-los, mas não agora, pois se fizesse isso eu iria ficar estudando só estes livros e não iria terminar os exercícios do meu fascículo de vestibular. Eu estou resolvendo estes exercícios e os que eu não consigo eu envio aqui pra lista. Depois, sempre que vocês enviam as respostas eu coloco em um caderno onde só há estes exercícios que eu estou com dúvidas. Espero liquidá-los para depois estar bem familiarizado e fazer exercícios de outras bibliografias aumentando cada vez mais a habilidade algébrica. Todos os dias eu enviarei +/- 4 aqui pra lista, espero com a colaboração de vcs, ok?

No trapézio ABCD da figura, calcule a altura do triângulo ABI.

Obs: Vou descrever a figura-
Esbocem um trapézio ABCD com base DC.
Tracem duas diagonais: AC e BD
Vamos chamar de I o ponto de interseção destas diagonais
Estabeleça DC=20cm e AB= 12 cm e H (altura do trapézio)=16cm

Calcule h (altura do triângulo ABI) .