Re: [obm-l] corpo ordenado completo

Só um pequeno comentário (atrasado, pois só hoje vi esse e-mail), Elon
axiomatizou a existência de um corpo ordenado completo para não ter que
discutir a construção de um. Ele axiomatizou que existe um, chamou-o de
números reais, e depois mostrou que todos os corpos ordenados completos são
isomorfos. A vantagem de construir um corpo ordenado completo (e não
axiomatizar sua existência) como mostrou Johann em sua resposta a esse
e-mail, é mostrar a existência de um c.o.c. assumindo apenas axiomas muito
básicos da teoria dos conjuntos, evitando acrescentar um novo axioma.

Rogério

>From: Bruno Lima <bbslima@yahoo.com.br>
>To: OBM lISTA <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] corpo ordenado completo
>Date: Tue, 7 Jan 2003 20:29:13 -0300 (ART)
>

>No livro do Elon, Curso de analise vol1, no cap 3 ele enuncia o seguinte
>axioma:
>
>" Existe um corpo ordenado completo " , pra mim isso nao tem cara de
>axioma. Nao da pra provar esse fato ?? Ou seja, provar que o conjunto dos
>reais 'e corpo ordenado completo??

>Busca Yahoo!
> [...]

Protect your PC - get McAfee.com VirusScan Online
http://clinic.mcafee.com/clinic/ibuy/campaign.asp?cid=3963